Notícia

Junho/2005
Passeio à Fazenda Escola

Após várias tentativas, finalmente tivemos um maravilhoso dia de sol para fazermos o nosso passeio à Quinta da Estância Grande em Viamão.
Tivemos um grupo de 96 pessoas, incluindo alunos, várias mamães, um pai e onze professoras. Além disso, contamos com a companhia dos guias Jaqueline e Cristiano da CCMM Turismo e dos quatro guias da fazenda.
Durante o passeio, os alunos observaram e exploraram o ambiente com atitude curiosa. Ao ver os animais no seu habitat natural, foram descobrindo aos poucos as diferenças entre os animais domésticos, os da fazenda, os silvestres e os selvagens.
Andaram no carroção, puxado por um trator, tiveram a oportunidade de dar bananas aos bugios, tirar leite da vaca e também plantar uma árvore. Viram a soltura das aves e a queima das gaiolas.
No almoço e no lanche da tarde, experimentaram as gostosuras da fazenda. Comeram até saladinha colhida na horta!
Além das brincadeiras e integração, foi um dia para aprender bastante. As diferenças e as relações entre o ambiente rural e o urbano levaram os alunos a ampliar os horizontes de seu mundo e refletir sobre a importância de cada um. Também puderam compreender que preservar a natureza começa em casa, nos cuidados com o lixo, no respeito com os animais e plantas.
Agradecemos às professoras pelo encaminhamento do projeto em sala de aula. Certamente as conversas em sala de aula foram importantes para o aprendizado na prática. Agradecemos também às mamães pela agradável companhia e apoio de sempre.
Confira as bonitas fotos no nosso álbum!