Notícia

Maio/2015
Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Com a finalidade de desenvolver em nossos alunos do Ensino Médio na faixa etária a partir de 16 anos, a autonomia, iniciativa e a conscientização política, iremos promover na escola o projeto Parlamento Jovem Brasileiro. O Professor Gustavo Henrique Silva Tricot será o organizador desta proposta.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 846 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Você pode participar escrevendo um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. Qual é o tema do seu interesse? A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua. Faça seu projeto. As inscrições vão de 1º de abril a 12 de junho de 2015.

www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro
Conheça e curta!

ATENÇÃO: Para participar o estudante deve ter entre 16 anos completos até a data da realização (20/09) a 22 anos até o final do evento ( 25/09), estar matriculado e frequentando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escola pública ou privada e não ter participado de edições anteriores. O estudante deve elaborar um projeto de lei, pensando na realidade do país. Após a elaboração do projeto, deve fazer a inscrição, preenchendo a ficha que se encontra na página do PJB no Portal da Câmara dos Deputados: www.camara.leg.br/pjb.

Demais informações com o Professor Gustavo da Silva Tricot.

Fonte: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-…/parlamentojovem
Professora Patrícia Bernardo Pereira
Serviço de Supervisão Escolar