Notícia

Março/2014
Vacinação contra HPV no Colégio

Senhores pais ou responsáveis,

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

Por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação, em março de 2014 se iniciará a vacinação contra HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade (nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência e em escolas públicas e privadas. No Colégio Luterano Concórdia a vacinação ocorrerá na terça, dia 18 de março, nos turnos da manhã e tarde.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV no esquema recomendado abaixo:

• 1ª dose: No Colégio, dia 18/Março.
• 2ª dose: a 2ª dose será administrada seis meses após a 1ª dose;
• 3ª dose: a 3ª dose será administrada cinco anos após a 1ª dose.

A vacina contra HPV é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves, pouco freqüentes (10 a 20%) e podem incluir dor e vermelhidão no local da aplicação e febre baixa.

A vacina contra HPV é gratuita e no dia da vacinação não se esqueça de levar a caderneta de vacinação de seu filho. Caso tenha perdido, será fornecida uma nova caderneta. É fundamental que a adolescente guarde a caderneta e a leve para receber as doses seguintes.

Caso o seu filho já tenha recebido a vacina HPV, favor enviar à escola cópia da caderneta de vacinação, para que possamos conhecer a população vacinada com HPV no nosso município.

A VACINAÇÃO DAS ADOLESCENTES OCORRERÁ SEM A NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO OU ACOMPANHAMENTO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado até o dia 17/03/2014.

Para acessar o Termo de Recusa, clique aqui.