Notícia

Março/2011
Palestra incentiva a pensar no futuro

Definir objetivos de vida, decidir qual curso fazer, que caminho traçar e de que forma começar uma carreira são dúvidas frequentes entre os jovens. Esses temas foram assuntos das palestras promovidas aos estudantes de 8ª série, Ensino Médio e Cursos Técnicos de Informática e Química do Colégio Luterano Concórdia, na segunda-feira, 28 de fevereiro. A atividade integra a semana de boas-vindas aos alunos para o inicio do ano letivo.

Relatando experiências e utilizando linguagem e exemplos que fazem parte da realidade dos jovens, Daniel Guimarães Pereira (gestor comercial que trabalha com consultoria na área da educação e palestra em escolas desde 2003) cativou a plateia nos três encontros promovidos (duas palestras de manhã e uma à tarde). Daniel fez a gurizada rir bastante, mas também parar para pensar.

“Se o mundo é dos normais, seja um anormal” e “Mercado de trabalho, uma bicicleta em movimento” foram os temas das palestras. Com base no primeiro tema, Daniel falou aos alunos de 8ª série do ensino fundamental e 1º Ano do ensino médio sobre a importância de estudar e não simplesmente freqüentar a escola. Ele expôs várias situações e citou exemplos de decisões cotidianas pelas quais os alunos costumam passar nessa idade, com o intuito de motivar os estudantes a aproveitar o tempo que têm para adquirir conhecimento.

Segundo Daniel, “pessoas normais não costumam ter sucesso e acham que ter sucesso é ter dinheiro. Na verdade, sucesso nada mais é do que você conseguir aquilo que você quer e traçou para si”. Destacou ainda que tudo que se fizer na vida exige planejamento e que toda e qualquer decisão pode ser positiva, se através dela o aluno tirar algum aprendizado.