Notícia

Julho/2008
Somos Gaúchos e Contamos História

No dia 16 de julho, as oitavas séries, dentro do projeto SOMOS GAÚCHOS E CONTAMOS HISTÓRIAS, apresentaram dezoito peças teatrais que abordavam lendas, mitos e histórias fictícias gauchescas, sendo a maioria dos textos de autoria de Simões Lopes Neto. Os textos originais foram adaptados para textos teatrais pelos próprios alunos, que após meses de ensaio, mostraram com entusiasmo seu trabalho às demais séries do Ensino Fundamental.

Tal projeto teve como principais objetivos: estimular o trabalho e interação em grupo; desenvolver técnicas teatrais como a noção de espaço, a comunicação corporal, a interpretação e construção de personagem; bem como proporcionar maior desenvoltura e capacidade de improvisação diante de variadas situações sociais, aprendendo a lidar com sentimentos, como a ansiedade, a insegurança e a sensação de incomunicabilidade.

Os grupos, no decorrer deste primeiro semestre, receberam orientações dos professores de Língua Portuguesa e Educação Física, os quais enfatizaram a importância de serem compreendidos pelo público, seja verbal ou corporalmente, além de receberem noções básicas de representação de diferentes emoções conforme cada personagem.

Das dezoito peças, cinco foram escolhidas para uma segunda apresentação na Mostra de Arte e Literatura, que ocorrerá no dia 22 de agosto. São elas:

Dois Mil Reais – turma 81
O Duelo dos Farrapos – turma 81
São José do Ouro - Turma 82
Trezentas Onças - Turma 84
O Cemitério dos Barbosa - Turma 84

Além dessas peças, As Lágrimas de Obirici (turma 81) também fará uma segunda apresentação, em homenagem ao autor Caio Ritter, que visitará nossa escola para comentar sobre seu livro O Menino do Portinari, leitura a ser feita pela respectiva série no 2º trimestre.

Parabéns aos alunos pela dedicação! Mais uma vez, a união e a responsabilidade mostraram ser parceria fundamental do sucesso deste projeto.