Uma Escola disruptiva e na mão do aluno

Heráclito de Éfeso já dizia há quinhentos anos antes de Cristo que a única coisa permanente é a mudança. Nesta lógica, o Colégio Luterano Concórdia, uma instituição confessional e tradicional na história da educação da cidade de Canoas, chega aos seus 78 anos buscando comprovar essa definição não só apoiada por Heráclito, mas também pela visão de um filósofo contemporâneo, Mário Sérgio Cortella, de que existe uma diferença pontual sobre o velho e o antigo, onde afirma que nem tudo que é antigo é velho. A partir daí fica fácil entender como uma instituição antiga na cidade pode em tão pouco tempo, mesmo com as dificuldades da pandemia, se reconstruir e dar um salto significativo em qualidade, acolhimento e o desejo imenso dos alunos em estar na escola. A escola hoje ocupa uma posição de destaque entre as demais escolas do município de Canoas e o segredo é um só, quem conta é o novo diretor Profº Mario Augusto Pool, um pedagogo com formação em Multimeios e Informática Educativa, que nos seus dez meses de gestão mudou não somente a cultura velha da escola, como colocou a instituição na vanguarda de práticas ainda inéditas.

Os primeiros passos foram dados ainda no ano passado, quando todos os professores e funcionários foram convidados a rever o seu papel na escola, a frase era "a partir de hoje não trabalharemos com profissionais não felizes" o momento de mudança foi aquele. Dando voz ao corpo funcional e docente os processos operacionais padrÃo foram todos ajustados na ótica dos seus colaboradores, mudanças de ambiente, de salas, de funções e atividades todas revisadas a partir de técnicas de ajuste de gestÃo as quais permitiram que a escola ficasse muito mais dinâmica nos seus atendimento e serviços. No segundo passo o grupo de professores foram questionados sobre o sistema de ensino e a sua qualidade e eficiência. Os depoimentos foram muito incisivos, o que provocou uma mudança radical no sistema utilizado, culminado com a troca do parceiro fornecedor. Para tal os professores foram convidados a conhecer diferentes players educacionais, com entrevistas, vídeo conferências, apresentação in loco dos materiais concretos, viagens do diretor à sede das empresas e muitas horas de investigação.

No terceiro e último passo, considerado pelo diretor como o mais importante, foi dar voz aos alunos. A escola pertence a eles, nos sentimos preparados tecnicamente para lidar com os conteúdos e técnicas didáticas, mas a forma desta abordagem pode ser múltipla, dificilmente um adulto acertaria, existe sim uma questão geracional, bastava então fazer o óbvio, escutar os principais interessados.

E foi com a abertura dos espaços da escola, com o compartilhamento da sala dos diretores (diretor e vice) onde um cafezinho está a disposição dos alunos e um bom bate papo também, que as coisas foram realmente mudando e a escola com baixo investimento se transformou no melhor lugar para se estar enquanto se estuda.

Mas o que veio desta integração? Na voz do aluno ficou claro que a diferença entre o velho e o antigo, não se encontra nas paredes quase centenárias do Concórdia, mas na forma como os professores e equipe acolhem os alunos, aqui a palavra "Sim" é acordada em todos os momentos, com combinações e tratos entre as partes. Espaços antes fechados e atribuídos somente para o uso com os professores, foram devolvidos aos alunos para que seus interesses investigativos e atividades complementares a sala de aula fossem utilizados. Ginásio esportivo aberto permanentemente para que o treino, a diversão, e as atividades do currículo possam ser usados em qualquer momento. O laboratório de química, antes utilizado apenas para o curso técnico de química, foi completamente restaurado e mudou seu nome para laboratório de ciências, lá os alunos podem desenvolver as suas ideias e construir projetos como aquários com criação de peixes, anfíbios, e todos os tipos de terrários. Este espaço assim como os demais (biblioteca, sala de informática, laboratório maker, sala de dança etc..) todos estão na mesma condição de uso, ou seja: tempo integral.

Para dar mais amplitude à voz dos alunos, foi resgatado o Grêmio Estudantil, fechado a décadas atrás e que foi reinaugurado com uma nova sede.

Desta forma os alunos também contribuíram com os seus desejos de aprenderem diferentes coisas da vida contemporânea, e para tal a escola se mobilizou e organizou novos espaços criando clubes e oficinas que atenderão novos conhecimentos tais como; Curso de joias em impressora 3D, grafitagem, clube da astronomia, Clube da escrita criativa, oficina de podcast, clube do cinema e do audiovisual, programação de jogos e robótica, atividades de intercâmbio social a partir de grupos internacionais de estudantes em chat, esportes como skate e patins agora concorrem com o vôlei, basquete, handebol e futsal e muitas outras possibilidades. Pensando neste aluno com formação integral e convidado a testar suas habilidades e talentos, o Colégio Concórdia buscou entre os melhores modelos de educação bilíngue e implantou em todos os níveis o inglês que irá dar proficiência na língua inglesa. Todas as disciplinas foram convidadas a embarcar neste desafio e a partir de 2022 cinco períodos de inglês semanais (aula todos os dias) estarão fazendo parte do novo currículo da escola. Tudo isso sem acrescentar nem um centavo a mais na mensalidade do próximo ano, congelada e com um desconto em média de 5% para o próximo ano. Como isso é possível? com uma gestão centrada no aluno e voltada para o prazer dos professores e equipe em trabalhar da forma como mais lhe agrada, tendo muita autonomia e liberdade para criar. A coordenação pedagógica da escola passou a ser comandada pelo próprio diretor e as novidades, ideias e sonhos dos professores hoje podem ser construídas de acordo com as mensagens dos alunos e um relacionamento fraternal e próximo pautado pelos ensinamentos luteranos. A escola ainda coloca em seu currículo de 2022 o novo ensino médio, com tecnologia em todos os ambientes e duas novas disciplinas, Educação Financeira e Educação Socioemocional, nos níveis do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.